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Prato de cores

In Sem categoria on 21/09/2011 at 20:40

ENCHA  SEU  PRATO  DE  CORES

PESQUISAS  REALIZADAS  NO  BRASIL E  NO  EXTERIOR  DIVIDEM  FRUTAS,  VERDURAS  E CEREAIS  POR  CORES  E  MOSTRAM  QUE, EM  CADA  REFEIÇÃO,  O  IDEAL  É  INGERIR  UMA PORÇÃO  DE  CADA  UM  DOS  DIFERENTES  GRUPOS  PARA  FAZER  BEM  AO  CORPO.

            Descobrir se você está tendo uma alimentação saudável pode ser mais simples do que o esperado. Preste atenção no seu prato de comida. Está pálido e sem graça ou tem mais cores do que um arco-íris? Se você escolheu a  segunda opção, considere-se uma pessoa a um passo da longevidade.

            Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior dividem frutas, verduras, legumes e cereais por cores e mostram que, em cada refeição, o ideal é ingerir uma porção de cada um dos diferentes grupos para fazer bem ao corpo. Prestar atenção nas cores é uma maneira bastante simples de controlar o consumo de nutrientes. O correto é incluir seis tons diferentes a cada refeição.

            Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstrou que pessoas que comiam alimentos de cor amarela e verde sofriam menos riscos de ter tumores. Na Itália, cerca de seis mil pacientes que passaram a ingerir alimentos alaranjados tiveram a incidência de câncer no intestino diminuída em 50%.

            Apesar de hortaliças e frutas serem essenciais, as proteínas de origem animal ou vegetal não devem ser esquecidas. Os chamados alimentos plásticos formam ossos e músculos e auxiliam a renovação celular.

Conheça aqui quais são os grupos de cores e seus benefícios para o organismo:

MARROM – castanhas, nozes e cereais integrais: ricosem vitamina E, substância que prolonga a juventude. Esse grupo deve ser ingerido com cautela, pois tem altos valores calóricos:10 gramasde castanhas tem 60 calorias. O ideal é consumir 1 colher de sopa por dia.

AZUL – repolho roxo, beterraba, figo e ameixa: são alimentos cheios de anticianina, um pigmento que protege o coração e melhora a circulação.

BRANCO –  banana, cogumelos, batata, cebola e alho: alimentos de cor clara previnem contra tumores intestinais.

VERMELHO –  melancia, caqui, morango e tomate: carregados de um pigmento chamado licopeno, antioxidante natural que protege contra as substâncias químicas agressivas às células.

LARANJA – mamão, abacaxi, manga, cenoura e milho: são ricos em betacaroteno, que se transformaem vitamina Ano organismo, boa para olhos e tecidos,  e que ainda atua fortalecendo o sistema imunológico.

VERDE – brócolis, espinafre e outras folhas: são ricos em vitaminas e outras substâncias, como ácido fólico, um nutriente capaz de afastar males como o infarto e câncer. Além de ter grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Fonte: DIÁRIO DO IGUAÇU – 05 de junho de 2008.

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