proeducarte

Grafite para a “Festa na Casa da Rainha do Frango Assado” SP 1985

In Sem categoria on 07/09/2011 at 15:06
 Homenagem  ao artista plástico, desenhista, gravador e grafiteiro Alex Vallauri, um ser humano fora de série.
Os textos e imagens foram retirados do livro “Alex Vallauri, da gravura ao grafite – Biografia”, de autoria de Beatriz Rota-Rossi.
Única biografia autorizada pela família do artista.
Com a temática “O homem e a vida”, a Bienal de 1985 buscava retratar o presente, alinhavando e dando significado à heterogeneidade da produção artística contemporânea.
A mostra, que reunia a excelência do grupo “Cobra”, do “Expressionismo no Brasil” (“Heranças e Afinidades”) e do neo-expressionismo da “Grande Tela”, foi considerada pela crítica uma Bienal com grandes altos e baixos, mas será nas instalações que os comentaristas se detêm com agrado.
A situação melhora nitidamente nas instalações. O alívio é quase físico. Apesar de algumas delas não sobreviverem ao clima de “viagem”, há uma intenção artística mais nítida em todo o conjunto. Da Cachoeira, de Leda Catunda, passando pelos trabalhos de Lenilson, até a Festa da Rainha do Frango Assado, de Alex Vallauri, pelo lado dos brasileiros; e, pelo lado dos estrangeiros, Ultima Thule, a instalação unanimemente apelidada de Casa de Borracha, do norueguês Per Inge Bjorlo, e especialmente Lês Ombres, de Christian Boltanski (…), em todo o núcleo de instalações respira-se bem melhor. *
 Fonte: artevaralBeatriz Rota-Rossi sua arte e publicações e um tributo a Alex Vallauri com o livro “Alex Vallauri, da gravura ao grafite – Biografia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: