proeducarte

Releituras CANDANGOS

In Sem categoria on 16/05/2011 at 20:40

Monumento aos Candangos, de Bruno Giorgi, na Praça dos Três Poderes – Brasília

“A escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, está localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Erguida em 1959, a escultura de Bruno Giorgi é uma homenagem aos 80 mil trabalhadores responsáveis pela construção da capital. A obra mede oito metros de altura e é toda feita em bronze. Em 1987, foi restaurada pelo artista Zeno Zani. Escultor e pintor, Bruno Giorgi nasceu em Mococa (SP). Em 1911 mudou-se com a família para Roma.

Fonte: (Com colaboração de Catharina Mafra)”

Os anônimos que construíram Brasília

Candangos. Ao que tudo indica  foi o próprio JK quem os apelidou assim pela primeira vez. Etimologicamente a palavra tem suas origens na África e era empregada para se referir aos portugueses que ali aportavam.

No Brasil de Brasília, guardou-se este sentido original dos que chegam, embora lhe tenha sido acrescentado um ligeiro traço pejorativo. Aos poucos, porém, o sentido foi se transformando e todos os operários que construíram Brasília passaram a ser assim chamados. Com o passar do tempo, eles próprios se orgulham do apelido e passaram a gostar de ser chamados de Candangos.

 

Vindos de todas as partes do país, os candangos trabalhavam de sol a sol, sempre sob a vigilância constante do presidente Juscelino, que nunca cansava de lembrar-lhes a data em que a cidade deveria ser inaugurada. Tinham longas jornadas de trabalho, e alimentavam-se da esperança de fazer fortuna ou apenas conquistar uma vida melhor com a cidade que se erguia. Eram de origem humilde e em sua maioria vindos do nordeste do Brasil.

Os candangos foram de fato os pioneiros de Brasília.

Quando se começou a construir Brasília, candango era tido quase como termo ofensivo, desprimoroso, como que a indicar o homem sem qualidade, sem cultura, um pária da sociedade.

Mas aos poucos, o candango trabalhador de Brasília passou a ser admitido no Brasil e  no mundo pela tenacidade, pelo esforço, pelo idealismo. E a expressão tornou-se um título de honra, pois só os que tinham peito e raça poderiam ser candango“.( Ernesto Silva )

Fonte:

Fotos – Acervo do Arquivo Público do Distrito Federal

  1. CANDANGOS!, muito interessante a história informativa, e os trabalhos que acompanham a narrativa ilustram e dão graça ao conhecimento transmitido!
    PARABÉNS a professora e aos alunos.

  2. Muito interessante o trabalho “Releitura dos Candangos”. Achei bem atual aqueles sobre o Planeta Terra.Pois, lembram as questões ambientais atuais.

  3. nossa muito interessante
    S2

  4. Achei muito enteressantes & L&G@I$ & GOSTARIA DE VIR MAIS VEZES B&IJOS FUII!………………………

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: